Foto: Reuters
Amid Diallo saiu do banco e marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Equador. O atacante do Manchester United é o grande nome dos Elefantes, mas segue como reserva.
Amid Diallo vive um início de mês glorioso com a seleção da Costa do Marfim. Há apenas dez dias, ele foi o protagonista ao marcar o gol que garantiu a vitória de virada sobre a França em um amistoso preparatório para a Copa do Mundo. E neste domingo, o atacante do Manchester United voltou a brilhar, anotando o gol da vitória por 1 a 0 contra o Equador na estreia do Mundial.
Apesar desse desempenho excepcional, Diallo não figurou entre os titulares da equipe. O treinador Emerse Faé optou por não tratar o jovem atacante, de apenas 23 anos, como a principal peça de seu esquema tático, enfatizando que a seleção conta com outros jogadores qualificados para desempenhar papéis relevantes.
“Diallo é parte do time. Ele fez o gol, foi bom para o time, mas temos outros atacantes capazes também. Dizer que dependemos dele é um exagero, até um pouco maldoso. Temos um grande time na defesa e meio-campo também”, declarou Faé.
O técnico explicou sua decisão, revelando um problema físico que o jogador enfrentou durante os treinos. Faé decidiu então mantê-lo no banco inicialmente, buscando utilizá-lo nos últimos 30 minutos da partida, quando o Equador poderia estar mais cansado. “Queríamos surpreendê-los com a bola longa. Por isso a escolha”, completou o treinador.
Diante do Equador, Diallo mostrou sua importância ao marcar o gol decisivo, elevando seu total para três gols pela seleção em 2026, tornando-se o artilheiro da equipe nacional neste ano. Desde que começou a ser convocado, o atacante participou de 20 partidas, balançando as redes sete vezes e contribuindo com três assistências.
Essa vitória é ainda mais significativa para a Costa do Marfim, que não disputava uma Copa do Mundo desde 2014. Diallo teve que lidar com a pressão do primeiro tempo, em que a maioria da torcida era equatoriana. No entanto, a equipe se adaptou e conseguiu criar oportunidades.
“É a primeira Copa do Mundo para nós (no elenco). Enfrentamos um grande time, 90% da torcida era do Equador. Respeitamos muito no primeiro tempo, mas com o tempo ganhamos confiança e conseguimos criar problemas”, avaliou Faé.
O próprio Diallo se mostrou contente com o desempenho da equipe, evitando criticar a decisão do técnico em mantê-lo no banco. “Todos querem jogar, mas somos um time. O técnico precisa escolher quem entra e quem sai. Todos temos um papel, os 26 jogadores são importantes. Precisamos continuar focados”, comentou.
A Costa do Marfim agora terá uma semana inteira para se preparar para o próximo desafio, que será contra a Alemanha no sábado, às 17h (de Brasília), em Toronto. O confronto promete ser eletrizante, especialmente após a impressionante vitória da tetracampeã mundial por 7 a 1 sobre Curaçao na estreia, valendo a liderança do Grupo E.

Como foi o jogo
- ⚽ Diallo (Costa do Marfim) — 44′ 2º tempo
Posse de bola: 46% x 54% | Finalizações: 11 x 6
Fase de Grupos — Filadélfia. Dados oficiais da partida.
Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.
