quinta-feira, 17 set 2026
Foco No Esporte
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
    • Série A
    • Série B
    • Série C
    • Série D
  • Copa do Mundo 2026
    • Seleção Brasileira
    • Jogos e Resultados
    • Copa do Mundo 2026 — Tabela e Jogos
  • Futebol
    • Seleção Brasileira
    • Futebol Sergipano
    • Copa do Nordeste
    • Brasileirão
  • Esportes
    • Fórmula 1
    • MotoGP
    • Atletismo
    • Surf
    • Vôlei
    • Tênis
  • Times
    • Flamengo
    • Palmeiras
    • São Paulo
    • Corinthians
    • Fluminense
    • Botafogo
    • Grêmio
    • Internacional
    • Atlético-MG
    • Cruzeiro
    • Santos
  • Ofertas
Font ResizerAa
Foco No EsporteFoco No Esporte
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Copa do Mundo 2026
  • Futebol
  • Esportes
  • Times
  • Ofertas
Buscar
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
    • Série A
    • Série B
    • Série C
    • Série D
  • Copa do Mundo 2026
    • Seleção Brasileira
    • Jogos e Resultados
    • Copa do Mundo 2026 — Tabela e Jogos
  • Futebol
    • Seleção Brasileira
    • Futebol Sergipano
    • Copa do Nordeste
    • Brasileirão
  • Esportes
    • Fórmula 1
    • MotoGP
    • Atletismo
    • Surf
    • Vôlei
    • Tênis
  • Times
    • Flamengo
    • Palmeiras
    • São Paulo
    • Corinthians
    • Fluminense
    • Botafogo
    • Grêmio
    • Internacional
    • Atlético-MG
    • Cruzeiro
    • Santos
  • Ofertas
Siga-nos
© Copyright 2026 | Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
Copa do Mundo 2026NotíciasNotícias da Copa

Reconhecidas por Lei da Copa, pioneiras seguem formando novas gerações

Fagner Nascimento
Fagner Nascimento
Publicado 08/05/2026
Compartilhar
Reconhecidas por Lei da Copa, pioneiras seguem formando novas gerações
Compartilhar

Há mais de duas décadas, Márcia Honório da Silva constrói o futuro do futebol brasileiro com a mesma garra que demonstrou em cerca de 20 anos de carreira nos gramados. Quando pendurou as chuteiras, passou a trabalhar nas categorias de base do futsal do Juventus, tradicional clube paulistano. Entre os nomes que ajudou a revelar, inicialmente, no salão, estão o volante Nonato (Fluminense) e o meia Rodrigo Nestor (Bahia).

Atualmente Marcinha – como a ex-jogadora é conhecida – coordena equipes de futsal, com crianças de sete a 10 anos, na Sociedade Esportiva e Recreativa de Caieiras (SP), cidade onde nasceu há 63 anos. Uma dessas crianças já foi Matheus Bidu, hoje lateral-esquerdo do Corinthians. Os times são predominantemente masculinos. Mas no sub-7, uma garota joga em meio aos meninos.

“Na minha época, isso não podia”, recordou a ex-jogadora, à Agência Brasil.

Márcia Honório fez parte da primeira seleção brasileira de mulheres, que foi terceira colocada no Torneio Experimental da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em 1988, na China. O evento reuniu 12 países e serviu de base para criação da edição inaugural da Copa do Mundo Feminina, três anos depois, no mesmo local.

“Eu vivi o começo de tudo, quando não tínhamos nada, além da vontade. Eu falo para eles [crianças] que, hoje, existe estrutura, visibilidade, mas o que faz um campeão ainda é o mesmo que a gente tinha lá atrás. É coração, é respeito pela história, é a disciplina de querer sempre ser o melhor”, disse Marcinha.
 

Após aposentar as chuteiras, Marcinha se dedicou à equipes de base do futsal. Na foto ela aparece ao lado do ex-aluno Matheus Bidu, hoje lateral-esquerdo do Corinthians – Acervo Pessoal/Márcia Honório

Pioneiras como ela, que enfrentaram falta de apoio e visibilidade pelo sonho de viverem do futebol, podem conquistar um reparo histórico quase três décadas depois. O Projeto de Lei 1315/2026, que estabelece a Lei Geral da Copa de 2027, a ser disputada no Brasil, prevê o pagamento de R$ 500 mil às atletas das gerações de 1988 e de 1991.

A Iniciativa é inspirada em medida adotada na ocasião do Mundial masculino de 2014, quando 51 campeões das edições de 1958, 1962 e 1970 – ou seus sucessores legais, no caso de falecidos – foram reconhecidos.

“Trata-se de resgatar uma dignidade que foi negada por décadas. É prova de que aquela luta em campo finalmente foi reconhecida para a história oficial do nosso país. Lógico, vai ajudar bastante muita gente, mas acho que o reconhecimento é muito importante não só na parte financeira”, destacou Márcia Honório.

Assim como a ex-meio-campista, Rosilane Camargo Motta segue ligada ao esporte. Fanta, apelido da lateral-esquerda presente no Torneio de 1988 e em  três Copas do Mundo (1991, 1995 e 1999), dá aulas de futebol para meninas no Parque Oeste, Rio de Janeiro. Alimenta sonhos que, hoje, são mais factíveis que nos 20 anos dedicados por ela aos gramados, representando clubes como Santos, Vasco e Radar, este último o principal time feminino do país nos anos 1980.

“[Ensino] vivência, disciplina, persistência e amadurecimento dentro da nossa modalidade, que já foi proibida um dia”, contou Fanta, à Agência Brasil, fazendo menção ao período entre 1941 e 1979, em que a prática do futebol foi vetada às mulheres, devido ao Decreto-Lei 3199, do governo Getúlio Vargas.

Atualmente, a ex-jogadora Fanta (terceira da esquerda para a direita) dá aulas de futebol para meninas no Parque Oeste, Rio de Janeiro – Acervo Pessoal/Rosilane Camargo Motta

“[O reconhecimento às pioneiras] É justo e positivo. Acredito que a luta nunca foi em vão. Acredito também que a reparação é um legado deixado para nova geração”, completou a ex-lateral-esquerda, de 60 anos, que também consegue um dinheiro extra como churrasqueira.

Fanta trabalha, ainda, em uma das Vilas Olímpicas do projeto Rio: Capital do Futebol Feminino, de fomento à modalidade por meio de aulas gratuitas, ao lado da ex-zagueira Marisa, outra pioneira, capitã da seleção de 1988. A iniciativa tem como base a Copa do Mundo do ano que vem. A realização do Mundial em solo brasileiro, aliás, é aguardada com expectativa pelas pioneiras.

“A importância é que só de ser no Brasil é uma grande vitória. O resto [impacto da Copa no futebol feminino], unidos pela modalidade, teremos que descobrir juntos”, projetou Fanta.

“Que a Copa venha melhorar o profissionalismo dos clubes, federações. Que invistam na base para colher frutos. Que a gente mude a preparação das marcas, mostrando que investir na mulher e na mulher atleta é necessário. E ver estádios lotados. Espero que o Brasil mostre ao mundo que sabemos organizar um evento digno do futebol feminino. Temos muito a fazer ainda, mas acho que melhoramos bastante desde a nossa época”, concluiu Márcia Honório.

Fonte: Agência Brasil

⚽
Não perca nenhum lance.

Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.

Grupo no WhatsAppInstagramYouTubeFacebook
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Copy Link
Avatar photo
DeFagner Nascimento
Fagner Nascimento é gestor e colaborador editorial com formação em Administração de Empresas. Apaixonado pelo mundo esportivo, cobre futebol e esportes com a empolgação de quem cresceu nas arquibancadas. Flamenguista convicto, traz para suas análises a visão de quem une paixão e conhecimento de gestão no cenário esportivo nacional e internacional.
Notícia anterior Taekwondo: Maicon Andrade é suspenso por violar regras antidoping Taekwondo: Maicon Andrade é suspenso por violar regras antidoping
Próxima Notícia Sarah Souza é bronze em 1º dia do Grand Slam de judô no Cazaquistão Sarah Souza é bronze em 1º dia do Grand Slam de judô no Cazaquistão
Times do Brasileirão
Athletico ParanaenseAthletico ParanaenseAtlético MineiroAtlético MineiroBahiaBahiaBotafogoBotafogoChapecoenseChapecoenseCorinthiansCorinthiansCoritiba SAFCoritiba SAFCruzeiroCruzeiroFlamengoFlamengoFluminenseFluminenseGrêmioGrêmioInternacionalInternacionalMirassolMirassolPalmeirasPalmeirasRed Bull BragantinoRed Bull BragantinoRemoRemoSantos FCSantos FCSão PauloSão PauloVasco da Gama SafVasco da Gama SafVitóriaVitória
AméricaAméricaAthletic SAFAthletic SAFAtlético Goianiense SafAtlético Goianiense SafAvaíAvaíBotafogoBotafogoCearáCearáCRBCRBCriciúmaCriciúmaCuiabáCuiabáFortaleza SAFFortaleza SAFGoiásGoiásGremio Novorizontino - SafGremio Novorizontino - SafJuventudeJuventudeLondrina SAFLondrina SAFNáuticoNáuticoOperárioOperárioPonte PretaPonte PretaSport RecifeSport RecifeSão Bernardo SAFSão Bernardo SAFVila NovaVila Nova
- Anúncio-
Ad image

Você Pode Gostar

Brasil bate EUA nos pênaltis e avança às quartas do Mundial Sub-20
Copa do Mundo 2026Notícias da CopaSeleção Brasileira

Brasil bate EUA nos pênaltis e avança às quartas do Mundial Sub-20

De Rafael Ramos
White House domina Copa Cidade da Luta 2026 com 711 pontos
Notícias

White House domina Copa Cidade da Luta 2026 com 711 pontos

De Rafael Ramos
Laporta propõe Camp Nou como palco da final da Copa de 2030
Copa do Mundo 2026Notícias da Copa

Laporta propõe Camp Nou como palco da final da Copa de 2030

De Rafael Ramos
Confiança contrata Anthony Emanoel como coordenador de scout
ConfiançaNotícias

Confiança contrata Anthony Emanoel como coordenador de scout

De Rafael Ramos
Foco No Esporte
Facebook Youtube Rss Instagram Whatsapp

Foco no Esporte é o seu portal completo de notícias esportivas, com cobertura atualizada de futebol, vôlei, basquete e muito mais. Acompanhe resultados, análises, bastidores e tudo o que movimenta o mundo dos esportes em um só lugar.

Categorias
  • Copa do Mundo 2026
  • Seleção Brasileira
  • Futebol Sergipano
  • Futebol
  • Brasileirão
  • Série A
  • Série B
  • Série C
  • Série D
  • Esportes
  • Notícias
  • Copa 2026
Links úteis
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • Termos de Uso
© Copyright 2026 | Todos os Direitos Reservados – Feito com ❤ por R2 Sites
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?