sábado, 26 set 2026
Foco No Esporte
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
    • Série A
    • Série B
    • Série C
    • Série D
  • Copa do Mundo 2026
    • Seleção Brasileira
    • Jogos e Resultados
    • Copa do Mundo 2026 — Tabela e Jogos
  • Futebol
    • Seleção Brasileira
    • Futebol Sergipano
    • Copa do Nordeste
    • Brasileirão
  • Esportes
    • Fórmula 1
    • MotoGP
    • Atletismo
    • Surf
    • Vôlei
    • Tênis
  • Times
    • Flamengo
    • Palmeiras
    • São Paulo
    • Corinthians
    • Fluminense
    • Botafogo
    • Grêmio
    • Internacional
    • Atlético-MG
    • Cruzeiro
    • Santos
  • Ofertas
Font ResizerAa
Foco No EsporteFoco No Esporte
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Copa do Mundo 2026
  • Futebol
  • Esportes
  • Times
  • Ofertas
Buscar
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
    • Série A
    • Série B
    • Série C
    • Série D
  • Copa do Mundo 2026
    • Seleção Brasileira
    • Jogos e Resultados
    • Copa do Mundo 2026 — Tabela e Jogos
  • Futebol
    • Seleção Brasileira
    • Futebol Sergipano
    • Copa do Nordeste
    • Brasileirão
  • Esportes
    • Fórmula 1
    • MotoGP
    • Atletismo
    • Surf
    • Vôlei
    • Tênis
  • Times
    • Flamengo
    • Palmeiras
    • São Paulo
    • Corinthians
    • Fluminense
    • Botafogo
    • Grêmio
    • Internacional
    • Atlético-MG
    • Cruzeiro
    • Santos
  • Ofertas
Siga-nos
© Copyright 2026 | Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
Futsal

Leandro Lino volta à seleção e disputa Copa das Nações

Rafael Ramos
Rafael Ramos
Publicado 26/09/2026
Compartilhar
Leandro Lino volta à seleção e disputa Copa das Nações
Compartilhar

Foto: Globo — uso em caráter informativo.

Contéudo
O retorno e a preparaçãoDatas, local e formato da Copa das NaçõesComposição dos gruposPresença do Sorocaba na delegaçãoO que está em jogoRetrospecto e expectativasPróximo passo

Depois de duas temporadas marcadas por lesões, Leandro Lino foi convocado por Marquinhos para a Copa das Nações, em outubro, em São José dos Pinhais. Seu drible foi eleito o mais bonito da 1ª fase da Liga Nacional.

Após dois anos de ausência, o ala Leandro Lino está de volta à seleção brasileira de futsal e figura entre os 15 atletas convocados pelo técnico Marquinhos Xavier para a disputa da Copa das Nações, que acontece em outubro, em São José dos Pinhais (PR). Além do retorno à seleção, o jogador teve um reconhecimento individual na liga: seu drible foi eleito o mais bonito da 1ª fase da Liga Nacional de Futsal.

O retorno e a preparação

Leandro Lino integrou o plantel campeão do mundo em 2024, no Uzbequistão, mas depois daquele ciclo passou por uma sequência de lesões que limitaram suas aparições. No ano passado, o atleta atuou apenas 25 vezes; segundo a apuração, essa mesma marca já foi alcançada por ele na temporada atual, que ainda está em andamento. O camisa 10 do Sorocaba tem reforçado o trabalho físico individualizado para recuperar e manter a forma nos locais onde sofreu lesões.

A convocação para a Copa das Nações é a primeira desde a participação na Copa do Mundo de 2024. O treinador Marquinhos Xavier optou por um grupo de 15 atletas para o torneio que serve como preparação e ajuste de elenco em um calendário internacional de curta duração.

“Estou muito feliz por voltar a ser chamado para a Seleção. Minha última convocação havia sido em 2024, na Copa do Mundo, então tem bastante tempo. Logo na sequência tive várias lesões que me atrapalharam a ter outras oportunidades. Sempre tive o desejo e o sonho de voltar e, graças a Deus, estou novamente na convocatória”.

O jogador também detalhou os treinos e a rotina que vem adotando para readquirir confiança e resistência muscular após o período problemático. O trabalho individualizado de fortalecimento tem sido apontado como peça-chave para que ele retome a regularidade e possa disputar a vaga entre os 15 convocados com segurança.

“Foi um último ano muito difícil, mas passei a fazer alguns trabalhos individualizados para fortalecer a musculatura, principalmente nos locais onde tive lesões, e isso tem dado certo. Estou me sentindo bem e pronto para chegar e não sair mais”.

Datas, local e formato da Copa das Nações

O grupo brasileiro se apresenta no dia 12 de outubro. A competição acontece entre os dias 14 e 18 de outubro, no ginásio Max Rosenmann, em São José dos Pinhais, no Paraná. O torneio reunirá seleções em dois grupos e funciona como preparação para compromissos internacionais e para observar alternativas táticas e de elenco.

  • Apresentação: 12 de outubro
  • Competição: 14 a 18 de outubro
  • Local: Ginásio Max Rosenmann, São José dos Pinhais (PR)

Composição dos grupos

A disputa terá dois grupos definidos:

Grupo A

  • Brasil
  • Cabo Verde
  • Indonésia

Grupo B

  • Afeganistão
  • Japão
  • Peru

Presença do Sorocaba na delegação

O Sorocaba terá representantes na delegação brasileira além de Leandro Lino. Entre os nomes confirmados para integrar a comitiva estão o fixo Lucas Gomes, o gerente geral Mauro Sandri e o videomaker Matheus Miranda. A presença de profissionais do clube na estrutura da seleção reforça a ligação entre a equipe de clube e a convocação, facilitando logística e integração dos atletas que já atuam juntos em nível de casa.

O que está em jogo

A Copa das Nações servirá a seleção como laboratório para observar o aproveitamento de atletas recuperados de lesão e testar alternativas táticas. Para Leandro Lino, a competição representa uma nova oportunidade de se afirmar depois de um período interrompido por problemas físicos. A manutenção de boa forma e a capacidade de atuar com regularidade na temporada são elementos decisivos para que o ala conquiste espaço e, conforme disse, busque tornar essa convocação mais duradoura.

Do ponto de vista coletivo, a competição oferece jogos contra seleções de distintos estilos — equipes africanas, asiáticas e sul-americanas — o que permite ao corpo técnico aferir respostas técnicas e físicas em curto espaço de tempo. Para os jogadores que retornam de lesão, esses confrontos têm valor adicional: servem para resgatar confiança e ritmo de jogo sob pressão internacional.

Retrospecto e expectativas

Leandro Lino chega ao torneio com o histórico recente de campeão mundial em 2024 e com a experiência de recuperação após lesões que limitaram sua participação no último ano. A marca de 25 jogos em 2025, igualada na atual temporada, é um dado a ser considerado na avaliação de sua recuperação. A expectativa é que, caso se mantenha em condição física adequada, ele possa contribuir tanto no jogo posicional quanto em ações individuais, como dribles e transições, áreas em que já teve destaque na Liga Nacional de Futsal.

Próximo passo

Agora, o foco imediato é a apresentação da delegação no dia 12 de outubro e os trabalhos preparatórios que antecedem a estreia do Brasil na Copa das Nações, entre 14 e 18 de outubro. Para Leandro Lino, a sequência no torneio será decisiva para confirmar que o retorno à seleção não é apenas pontual, mas o início de uma nova fase de continuidade entre convocação e aproveitamento.

A história acompanha a reaparição de um jogador que busca transformar superação de lesões em oportunidade renovada na Seleção: o desfecho dependerá do desempenho nos treinos e dos minutos que receber na disputa em São José dos Pinhais.

⚽
Não perca nenhum lance.

Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.

Grupo no WhatsAppInstagramYouTubeFacebook
TAGSBrasil
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Copy Link
Avatar photo
DeRafael Ramos
Rafael Ramos é editor e fundador do Foco no Esporte. Empreendedor digital à frente do R2 Media Group, acompanha o esporte de perto dentro e fora da redação — do futebol sergipano aos grandes palcos do futebol mundial. Mantém viva a rotina de campo no futebol entre amigos durante a semana e cobre a Copa do Mundo 2026 com olhar de torcedor e compromisso de jornalista.
Notícia anterior FTF abre inscrições para o Tocantinense Sub-17; torneio inicia em 18/10 FTF abre inscrições para o Tocantinense Sub-17; torneio inicia em 18/10
Próxima Notícia Egito poupa Mohamed Salah por risco do gramado sintético em Juba Egito poupa Mohamed Salah por risco do gramado sintético em Juba
Times do Brasileirão
Athletico ParanaenseAthletico ParanaenseAtlético MineiroAtlético MineiroBahiaBahiaBotafogoBotafogoChapecoenseChapecoenseCorinthiansCorinthiansCoritiba SAFCoritiba SAFCruzeiroCruzeiroFlamengoFlamengoFluminenseFluminenseGrêmioGrêmioInternacionalInternacionalMirassolMirassolPalmeirasPalmeirasRed Bull BragantinoRed Bull BragantinoRemoRemoSantos FCSantos FCSão PauloSão PauloVasco da Gama SafVasco da Gama SafVitóriaVitória
AméricaAméricaAthletic SAFAthletic SAFAtlético Goianiense SafAtlético Goianiense SafAvaíAvaíBotafogoBotafogoCearáCearáCRBCRBCriciúmaCriciúmaCuiabáCuiabáFortaleza SAFFortaleza SAFGoiásGoiásGremio Novorizontino - SafGremio Novorizontino - SafJuventudeJuventudeLondrina SAFLondrina SAFNáuticoNáuticoOperárioOperárioPonte PretaPonte PretaSport RecifeSport RecifeSão Bernardo SAFSão Bernardo SAFVila NovaVila Nova
- Anúncio-
Ad image

Você Pode Gostar

Brasil amplia medalhas com três ouros no Mundial Paralímpico de Judô
NotíciasSeleção Brasileira

Brasil amplia medalhas com três ouros no Mundial Paralímpico de Judô

De Rafael Ramos
Anny Beatriz vence Brasileiro Infantil e garante ouro para Sergipe
Brasileirão

Anny Beatriz vence Brasileiro Infantil e garante ouro para Sergipe

De Rafael Ramos
FTF abre inscrições para o Tocantinense Sub-17; torneio inicia em 18/10
Notícias

FTF abre inscrições para o Tocantinense Sub-17; torneio inicia em 18/10

De Rafael Ramos
Cidinha relembra título brasileiro de 1997 e torce pelo bi do São Paulo
Histórias do EsporteSão Paulo

Cidinha relembra título brasileiro de 1997 e torce pelo bi do São Paulo

De Rafael Ramos
Foco No Esporte
Facebook Youtube Rss Instagram Whatsapp

Foco no Esporte é o seu portal completo de notícias esportivas, com cobertura atualizada de futebol, vôlei, basquete e muito mais. Acompanhe resultados, análises, bastidores e tudo o que movimenta o mundo dos esportes em um só lugar.

Categorias
  • Copa do Mundo 2026
  • Seleção Brasileira
  • Futebol Sergipano
  • Futebol
  • Brasileirão
  • Série A
  • Série B
  • Série C
  • Série D
  • Esportes
  • Notícias
  • Copa 2026
Links úteis
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Termos de Uso
© Copyright 2026 | Todos os Direitos Reservados – Feito com ❤ por R2 Sites
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?