sexta-feira, 18 set 2026
Foco No Esporte
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
    • Série A
    • Série B
    • Série C
    • Série D
  • Copa do Mundo 2026
    • Seleção Brasileira
    • Jogos e Resultados
    • Copa do Mundo 2026 — Tabela e Jogos
  • Futebol
    • Seleção Brasileira
    • Futebol Sergipano
    • Copa do Nordeste
    • Brasileirão
  • Esportes
    • Fórmula 1
    • MotoGP
    • Atletismo
    • Surf
    • Vôlei
    • Tênis
  • Times
    • Flamengo
    • Palmeiras
    • São Paulo
    • Corinthians
    • Fluminense
    • Botafogo
    • Grêmio
    • Internacional
    • Atlético-MG
    • Cruzeiro
    • Santos
  • Ofertas
Font ResizerAa
Foco No EsporteFoco No Esporte
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Copa do Mundo 2026
  • Futebol
  • Esportes
  • Times
  • Ofertas
Buscar
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
    • Série A
    • Série B
    • Série C
    • Série D
  • Copa do Mundo 2026
    • Seleção Brasileira
    • Jogos e Resultados
    • Copa do Mundo 2026 — Tabela e Jogos
  • Futebol
    • Seleção Brasileira
    • Futebol Sergipano
    • Copa do Nordeste
    • Brasileirão
  • Esportes
    • Fórmula 1
    • MotoGP
    • Atletismo
    • Surf
    • Vôlei
    • Tênis
  • Times
    • Flamengo
    • Palmeiras
    • São Paulo
    • Corinthians
    • Fluminense
    • Botafogo
    • Grêmio
    • Internacional
    • Atlético-MG
    • Cruzeiro
    • Santos
  • Ofertas
Siga-nos
© Copyright 2026 | Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
Notícias

Julia Dias busca recursos para disputar o Mundial de skimboard

Rafael Ramos
Rafael Ramos
Publicado 01/09/2026
Compartilhar
Julia Dias busca recursos para disputar o Mundial de skimboard
Compartilhar

Foto: Globo — uso em caráter informativo.

Contéudo
DesenvolvimentoRaízes e organização familiarDesafios financeiros e rotinaO que está em jogo e o calendárioFecho: o próximo passo da história

A atleta de 23 anos, de Ubatuba, divide treinos com trabalho em quiosque e organiza uma rifa para custear viagens. Única brasileira na categoria feminina do Mundial, ela venceu a etapa no México e lidera o circuito.

Única representante do Brasil na categoria feminina do Mundial de skimboard, Julia Dias tenta conciliar treinos, trabalho e campanhas de apoio para manter viva a chance de conquistar o título do Circuito. Natural de Ubatuba (SP) e com 23 anos, a atleta já acumula feitos inéditos para o país, mas enfrenta a realidade financeira que acompanha modalidades emergentes.

Desenvolvimento

O Circuito Mundial teve início em Cabo San Lucas, no México, em abril deste ano — etapa na qual Julia Dias foi campeã e assumiu a liderança do ranking feminino. Esse mesmo local já havia sido palco de outro feito da brasileira: em 2024 ela conquistou o primeiro título feminino do Brasil em etapas do Mundial. No total, Julia soma quatro títulos de etapa ao longo da carreira.

No final do mês passado, a atleta obteve a terceira colocação em Portugal, resultado que a fez cair para a segunda posição no ranking. Na primeira etapa disputada na Califórnia, nos Estados Unidos, Julia voltou para a liderança e segue na disputa pelo título do Circuito, que terá a etapa final ainda neste mês.

“Eu nunca gostei de competir, só gostava de praticar o skimboard. Embora gostasse de ganhar, nunca fui muito fã de competição. Até que eu entendi que o nível das meninas era muito parecido com o meu. Então por que eu também não poderia estar competindo e mostrando que tenho potencial? Foi quando fui para o México pela primeira vez e ganhei a primeira etapa do Mundial. Foi aí que vi que posso chegar nesse nível também e senti a vontade buscar o título Mundial para o Brasil, que é algo inédito”

Além das conquistas em etapas, Julia dedica parte de sua rotina à escolinha da família, um projeto social que atende crianças na Praia da Sununga, em Ubatuba. A iniciativa serve tanto para formar novos praticantes quanto para fortalecer a presença feminina na modalidade.

Raízes e organização familiar

A relação da família Dias com o skimboard atravessa gerações. O tio e treinador da atleta, Julio Dias, descreve a organização local em torno da prática e a formação de uma associação que buscou dar suporte aos atletas e à difusão do esporte na região.

“A gente herdou dos nossos mais antigos da família essa herança de praticar o esporte na beira da praia e nos organizamos para fazer melhor. Remontamos a Associação, organizamos uma equipe para poder dar suporte ao esporte. Começou com uma pranchinha de madeira simples e a gente ia pra água se divertir. O nome verdadeiro é ‘disco’, mas o ‘sonrisal’ se popularizou com um evento que foi feito aqui na década de 90, patrocinado pela marca de remédio. E aí ficou, pegou o nome, depois veio o skimboard”

“Eu nasci aqui na praia da Sununga. Minha família tem um quiosque desde que eu me conheço por gente, tinha a Associação de Skimboard e fabricavam pranchas. Sempre vi muita gente praticando, então acho que foi inevitável que eu não seguisse nisso. Eu cresci nessa cultura desde criança, a minha família fazendo caldeirada, peixe. Então, dentro dessa cultura caiçara, eu também fui inserida no esporte. Embora o skimboard não seja da cultura caiçara, ele foi inserido aqui, né? O sonrisal, também. Então acho que tá tudo muito junto, mar, praia, ski e a cultura também”

Desafios financeiros e rotina

Formada em Jornalismo, Julia optou por se dedicar integralmente ao esporte, ao mesmo tempo em que mantém atividades na comunidade local e no negócio de família. Para obter recursos para competir, a atleta recorreu a iniciativas como rifas e pedidos de apoio a comércios da região. Ela também trabalha no quiosque da família para complementar a renda.

“Estar no Mundial é um custo muito alto, então eu já fiz rifa, como muitos atletas brasileiros, pedi apoio em comércio da região. Para alguns, não é uma coisa visivelmente bonita estar pedindo dinheiro para outras pessoas na internet, mas para outros atletas é a única maneira de estar presente nas competições e representar não só a sua cidade como o seu país. Torcemos para que no futuro a gente consiga mais apoio para essa modalidade que vem crescendo tanto e que as marcas acreditem, não só em mim, mas como em vários outros atletas que vem crescendo por aí.”

Além dos esforços financeiros, Julia mantém a escolinha familiar em funcionamento enquanto treina para as competições; o projeto social atende crianças da região e busca ampliar a participação feminina no esporte.

O que está em jogo e o calendário

Com a liderança do ranking em disputa, a brasileira chegou ao fim da temporada com a tensão concentrada na última etapa do Circuito Mundial. O resultado em setembro será decisivo para a definição do título da temporada.

Próxima e última etapa do Circuito Mundial

  • Datas: 19 e 20 de setembro
  • Local: Califórnia, Estados Unidos

A disputa na Califórnia vai apontar quem ficará com o título do Circuito e se Julia conseguirá confirmar a liderança que alcançou após as etapas no México e na Califórnia anteriormente. O torneio final reunirá as competidoras que ainda brigam pelo posto de campeã da temporada.

Fecho: o próximo passo da história

Com currículo que inclui quatro vitórias em etapas e a marca de primeira mulher brasileira a vencer em etapas do Circuito Mundial, Julia Dias ainda tem a oportunidade de coroar a temporada com o título. Para isso, ela e sua equipe familiar precisarão manter o ritmo de treinamentos, o trabalho na escolinha e as campanhas de arrecadação até a disputa decisiva em setembro.

Além do resultado esportivo, a trajetória seguirá servindo como vitrine para a representatividade feminina no skimboard e para a visibilidade do esporte em praças como Ubatuba, onde a cultura da praia e a tradição familiar ainda são fundamentais para a sobrevivência e o crescimento da modalidade.

⚽
Não perca nenhum lance.

Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.

Grupo no WhatsAppInstagramYouTubeFacebook
TAGSBrasilMéxico
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Copy Link
Avatar photo
DeRafael Ramos
Rafael Ramos é editor e fundador do Foco no Esporte. Empreendedor digital à frente do R2 Media Group, acompanha o esporte de perto dentro e fora da redação — do futebol sergipano aos grandes palcos do futebol mundial. Mantém viva a rotina de campo no futebol entre amigos durante a semana e cobre a Copa do Mundo 2026 com olhar de torcedor e compromisso de jornalista.
Notícia anterior Erick Schotten acelera LMP3 em Barcelona com Pipo Massa Erick Schotten acelera LMP3 em Barcelona com Pipo Massa
Próxima Notícia 20ª Copa TV Tribuna de Handebol Escolar estreia com 36 equipes em 10 de outubro 20ª Copa TV Tribuna de Handebol Escolar estreia com 36 equipes em 10 de outubro
Times do Brasileirão
Athletico ParanaenseAthletico ParanaenseAtlético MineiroAtlético MineiroBahiaBahiaBotafogoBotafogoChapecoenseChapecoenseCorinthiansCorinthiansCoritiba SAFCoritiba SAFCruzeiroCruzeiroFlamengoFlamengoFluminenseFluminenseGrêmioGrêmioInternacionalInternacionalMirassolMirassolPalmeirasPalmeirasRed Bull BragantinoRed Bull BragantinoRemoRemoSantos FCSantos FCSão PauloSão PauloVasco da Gama SafVasco da Gama SafVitóriaVitória
AméricaAméricaAthletic SAFAthletic SAFAtlético Goianiense SafAtlético Goianiense SafAvaíAvaíBotafogoBotafogoCearáCearáCRBCRBCriciúmaCriciúmaCuiabáCuiabáFortaleza SAFFortaleza SAFGoiásGoiásGremio Novorizontino - SafGremio Novorizontino - SafJuventudeJuventudeLondrina SAFLondrina SAFNáuticoNáuticoOperárioOperárioPonte PretaPonte PretaSport RecifeSport RecifeSão Bernardo SAFSão Bernardo SAFVila NovaVila Nova
- Anúncio-
Ad image

Você Pode Gostar

Allan marca e dá assistência; Manchester City atropela Norwich por 5 a 0
Copa do Mundo 2026Notícias da Copa

Allan marca e dá assistência; Manchester City atropela Norwich por 5 a 0

De Rafael Ramos
Três clubes decidem a última vaga do MS para a Copa do Brasil Sub-20
Notícias

Três clubes decidem a última vaga do MS para a Copa do Brasil Sub-20

De Rafael Ramos
Vasco Sub-20 vence Rio Branco-ES por 11 a 0 e avança na Copa do Brasil
BrasileirãoVasco da Gama Saf

Vasco Sub-20 vence Rio Branco-ES por 11 a 0 e avança na Copa do Brasil

De Rafael Ramos
Colômbia convoca Kevin Viveros após liderar artilharia do Brasileirão
Copa do Mundo 2026Notícias da Copa

Colômbia convoca Kevin Viveros após liderar artilharia do Brasileirão

De Rafael Ramos
Foco No Esporte
Facebook Youtube Rss Instagram Whatsapp

Foco no Esporte é o seu portal completo de notícias esportivas, com cobertura atualizada de futebol, vôlei, basquete e muito mais. Acompanhe resultados, análises, bastidores e tudo o que movimenta o mundo dos esportes em um só lugar.

Categorias
  • Copa do Mundo 2026
  • Seleção Brasileira
  • Futebol Sergipano
  • Futebol
  • Brasileirão
  • Série A
  • Série B
  • Série C
  • Série D
  • Esportes
  • Notícias
  • Copa 2026
Links úteis
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Termos de Uso
© Copyright 2026 | Todos os Direitos Reservados – Feito com ❤ por R2 Sites
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?