Foto: Reuters — uso em caráter informativo.
A fase eliminatória da Copa do Mundo está prestes a começar, e o clima de expectativa é palpável! Neste domingo, 28 de junho de 2026, o site americano The Athletic, ligado ao prestigiado New York Times, divulgou as suas projeções para o mata-mata, e as surpresas não faltaram. Apesar do histórico vitorioso, o Brasil recebeu uma dose de desconfiança, enquanto o Japão, adversário da Seleção na próxima fase, foi exaltado como uma verdadeira sensação do torneio.
Os jornalistas da publicação americana, em um total de 13 participantes, opinaram sobre diversas categorias, como “qual será a final”, “quem será o campeão” e “melhor jogador”. O que chamou a atenção foi a escassa menção ao Brasil, que apenas teve um jornalista apostando na Seleção para chegar à grande decisão, mas com uma previsão de derrota para a França.
O duelo entre Brasil e Japão foi destacado como um dos mais intrigantes da fase, com dois jornalistas considerando a partida como a mais interessante do mata-mata. Curiosamente, quatro deles acreditam que os japoneses têm condições de eliminar a equipe brasileira, o que demonstra um certo respeito pela força do time asiático.
“Acho que o Japão pode ser o pior adversário possível para o Brasil enfrentar nesta fase da competição. É uma seleção muito inteligente, muito bem preparada fisicamente e extremamente afiada. Fico pensando se eles não podem acabar surpreendendo e eliminar o Brasil,”
Surpreendentemente, Vini Jr., que é o principal goleador da Seleção e vice-artilheiro da Copa com quatro gols, também foi pouco mencionado nas previsões. Apesar de seu incrível desempenho, ele não figura entre os melhores jogadores do torneio, categoria dominada por lendas como Lionel Messi e Kylian Mbappé. Sua única citação foi como um possível candidato à Chuteira de Ouro.
“Não acredito que a Noruega vá longe o suficiente para que Haaland conquiste esse prêmio, e ainda tenho dúvidas se o Brasil chegará até o fim da Copa, apesar de Vinicius Júnior estar jogando em grande nível,”
Enquanto isso, o Japão conquistou elogios unânimes, sendo considerado um dos melhores times para assistir, perdendo apenas para a França. A equipe asiática, que terminou a fase de grupos invicta, impressionou pela sua força coletiva e capacidade de superar adversidades, mesmo sem algumas estrelas como Wataru Endo e Kaoru Mitoma, que se lesionaram. A fluidez do jogo japonês foi destaque, e seus torcedores esperam por mais surpresas no mata-mata.
“O Japão tem sido fascinante. A seleção terminou a fase de grupos em segundo lugar e invicta em uma chave difícil. O gol de Daizen Maeda contra a Suécia foi pura poesia,”
Com o favoritismo da França sendo amplamente reconhecido, com 11 dos 13 jornalistas apostando no tricampeonato, a expectativa é de uma reedição da final de 2022 contra a Argentina. Além do Brasil, Espanha e Inglaterra também foram citadas como possíveis finalistas. A tensão está no ar, e o mata-mata promete fortes emoções!

Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.
