Dois técnicos, duas polêmicas na rodada. Rogério Ceni reclamou de um cartão vermelho não dado no início de Bahia 0 x 3 Flamengo — mas disse se sentir “envergonhado” de criticar arbitragem. E Felipe Melo avaliou que Renato Gaúcho perdeu o vestiário do Grêmio depois de expor publicamente um jogador acima do peso.
Rogério Ceni: “um lance para cartão vermelho”
Após a derrota do Bahia por 3 a 0 para o Flamengo, o técnico Rogério Ceni reclamou de um lance logo no início da partida envolvendo o volante Pulgar e o atacante Alejo.
“Teve um lance com o Alejo, que era uma jogada, uns dois, três minutos de jogo, para mim, clara, de cartão vermelho. O goleiro está fora do gol, o Alejo vai bater na bola em tese com o gol livre e ele não expulsa o jogador.”
O treinador, porém, fez questão de registrar o desconforto de falar sobre arbitragem:
“Mas eu não me sinto nem à vontade de criticar o árbitro, me sinto até envergonhado nesse sentido de criticar o árbitro. Mas é um lance pontual e que era um lance para cartão vermelho, na minha opinião.”
A ressalva é significativa vindo de Ceni, que historicamente evita transferir responsabilidade de resultado para a arbitragem.
Felipe Melo sobre Renato Gaúcho: “perdeu metade do elenco”
Em comentário sobre a coletiva de Renato Gaúcho após a derrota do Grêmio, o ex-jogador Felipe Melo foi duro na avaliação — começando por se declarar admirador do treinador.
“Eu sou um fã declarado do Renato, mas eu tenho que ser justo e sincero aqui também nas críticas.”
Para ele, o clube apostou na chegada do técnico esperando um efeito que não veio:
“Ao trazer o Renato Gaúcho, penso que a diretoria pensa na torcida, pensa numa gestão de elenco, pensa numa renovação de esperança com a chegada de um treinador multicampeão, um ídolo no clube, que tem até estátua. E não é isso que tem acontecido. Os resultados, mas também a forma como a equipe joga, não mudou muita coisa.”
A crítica sobre expor jogador
O ponto mais forte da análise foi sobre a forma como o treinador falou publicamente do elenco — incluindo a menção a um atleta acima do peso.
“Isso pega muito mal com o jogador, isso pega muito mal com o atleta. Ele pode até falar ‘não, o jogador vai ser multado’, mas existe uma forma de você falar. Você não pode expor o jogador. Menos mal que ele não falou o nome do jogador que estava acima do peso.”
Questionado se o atleta sabe que está sendo falado, respondeu: “Claro que o jogador sabe”.
E concluiu com a frase que repercutiu:
“Tem certas coisas que têm que ser ditas dentro do vestiário. Isso faz com que ele perca o elenco. Eu tenho absoluta convicção de que, depois dessa entrevista de hoje, se ele não tinha perdido o elenco, pelo menos a metade do elenco para lá ele já perdeu.”
Felipe Melo abriu a análise com um diagnóstico ainda mais severo sobre a situação do clube: “O Grêmio dá um grande passo para o rebaixamento desse ano”.
Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.
