segunda-feira, 19 out 2026
Foco No Esporte
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
    • Série A
    • Série B
    • Série C
    • Série D
  • Copa do Mundo 2026
    • Seleção Brasileira
    • Jogos e Resultados
    • Copa do Mundo 2026 — Tabela e Jogos
  • Futebol
    • Seleção Brasileira
    • Futebol Sergipano
    • Copa do Nordeste
    • Brasileirão
  • Esportes
    • Fórmula 1
    • MotoGP
    • Atletismo
    • Surf
    • Vôlei
    • Tênis
  • Times
    • Flamengo
    • Palmeiras
    • São Paulo
    • Corinthians
    • Fluminense
    • Botafogo
    • Grêmio
    • Internacional
    • Atlético-MG
    • Cruzeiro
    • Santos
  • Ofertas
Font ResizerAa
Foco No EsporteFoco No Esporte
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Copa do Mundo 2026
  • Futebol
  • Esportes
  • Times
  • Ofertas
Buscar
  • Página Principal
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
    • Série A
    • Série B
    • Série C
    • Série D
  • Copa do Mundo 2026
    • Seleção Brasileira
    • Jogos e Resultados
    • Copa do Mundo 2026 — Tabela e Jogos
  • Futebol
    • Seleção Brasileira
    • Futebol Sergipano
    • Copa do Nordeste
    • Brasileirão
  • Esportes
    • Fórmula 1
    • MotoGP
    • Atletismo
    • Surf
    • Vôlei
    • Tênis
  • Times
    • Flamengo
    • Palmeiras
    • São Paulo
    • Corinthians
    • Fluminense
    • Botafogo
    • Grêmio
    • Internacional
    • Atlético-MG
    • Cruzeiro
    • Santos
  • Ofertas
Siga-nos
© Copyright 2026 | Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
Futsal

Marquinhos Xavier se emociona após 15º título e admite fim de ciclo

Rafael Ramos
Rafael Ramos
Publicado 19/10/2026
Compartilhar
Marquinhos Xavier se emociona após 15º título e admite fim de ciclo
Compartilhar

Foto: Globo — uso em caráter informativo.

Contéudo
DesenvolvimentoContexto e o que está em jogoPróximo passo

O técnico Marquinhos Xavier se emocionou ao falar sobre o tricampeonato do Brasil na Copa das Nações de Futsal, conquistado com a vitória por 6 a 0 sobre o Afeganistão no Ginásio Max Rosenmann, em São José dos Pinhais. Além do placar elástico, a conquista reforçou números relevantes da gestão do treinador: 15 títulos desde que assumiu o comando da Seleção e uma sequência de dois anos sem derrotas.

Desenvolvimento

A final da Copa das Nações de Futsal terminou com o amplo triunfo brasileiro por 6 a 0 sobre o Afeganistão, resultado que garantiu ao Brasil o terceiro título seguido da competição. A campanha do tricampeonato soma-se às conquistas anteriores em 2023, em Sorocaba (SP), e em 2025, em Brasília, formando uma sequência de títulos sob o comando de Marquinhos Xavier.

O treinador destacou o peso emocional de cada taça, mesmo diante de um retrospecto vitorioso. Durante as entrevistas após a partida, ele falou sobre a sensação de que sua trajetória à frente da Seleção terá um término, e sobre o carinho pelo grupo.

Eu sempre estou muito emocionado, porque cada passo parece que vai ser mais próximo do fim. Um dia eu vou sair daqui, vou sentir muita falta, e faço o máximo pelo meu país, pela nossa Seleção. Tenho um carinho muito grande por todos eles. Representar o Brasil é muito emocionante. Sempre é um título especial — afirmou.

Também após a goleada, Marquinhos reforçou que a história do futsal brasileiro não garante automaticamente novas conquistas e ressaltou o esforço exigido para manter o país no topo.

Pode ter certeza de que o sentimento é como se fosse o primeiro título. Fazemos um esforço muito grande para conquistar, não é fácil. Acho que essa equipe assumiu uma cultura do que é ser brasileiro, de resistir — disse Marquinhos.

Em outra declaração, o treinador avaliou que a tradição vencedora não tornou o caminho mais simples e apontou a dedicação diária como fator decisivo para a manutenção do sucesso da Seleção.

Às vezes temos a impressão de que as coisas vão ser fáceis, porque somos muito campeões e o Brasil tem uma história grande, mas não funciona mais dessa forma. Precisamos nos empenhar e nos dedicar, e acho que esse é o retrato do povo brasileiro — completou.

O elenco contou com a presença do atacante Leozinho, do Athletico-PR, na final da Copa das Nações de Futsal, ressaltando a mescla de atletas de clubes nacionais no plantel que disputou e venceu a competição.

Contexto e o que está em jogo

Além do troféu, a vitória por 6 a 0 consolidou uma série positiva da Seleção: dois anos de invencibilidade sob o comando de Marquinhos Xavier e 15 títulos acumulados desde que ele assumiu a equipe. Esses números representam a combinação de resultados e consistência do trabalho, mas o próprio treinador advertiu que isso não significa tranquilidade automática para os próximos desafios.

O tricampeonato da Copa das Nações soma-se ao conjunto de conquistas que sustentam a imagem do Brasil como potência no futsal mundial. Ainda assim, a leitura feita pela comissão técnica é de que a equipe precisa manter o foco e a evolução constante para seguir vencendo, porque a competição internacional segue intensa e os adversários se fortalecem a cada edição.

Do ponto de vista esportivo, o próximo objetivo imediato da Seleção é a Finalíssima de Futsal, marcada para novembro na Arena Niterói, no Rio de Janeiro, um torneio que reúne seleções de alto nível e servirá como termômetro para a preparação rumo ao grande ciclo competitivo que se aproxima.

Próximo passo

O Brasil terá sequência de compromissos na Finalíssima: a Seleção enfrenta a Argentina no dia 6 de novembro, às 21h30 (de Brasília), pela semifinal. A outra vaga na final será decidida entre Espanha e Portugal. A decisão do título e a disputa pelo terceiro lugar estão previstas para o dia 8 de novembro, mesma data em que será jogada a final da competição.

Para Marquinhos Xavier e o grupo, a Copa das Nações representou mais do que um troféu: foi a reafirmação de um projeto que já rendeu 15 taças e que agora mira outros desafios. A preparação para a Finalíssima será o próximo passo prático desse ciclo, com foco em manter a invencibilidade e testar soluções táticas e atletas antes das partidas decisivas contra adversários tradicionais como Argentina, Espanha e Portugal.

Em resumo, o título conquistado em São José dos Pinhais reforçou a hegemonia recente da Seleção, ao mesmo tempo em que trouxe reflexões sobre a continuidade de um trabalho que, segundo o próprio treinador, terá um fim natural em algum momento. A próxima história a ser escrita pelo futsal brasileiro será, portanto, na Arena Niterói, onde estarão em disputa três dias decisivos em novembro.

⚽
Não perca nenhum lance.

Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.

Grupo no WhatsAppInstagramYouTubeFacebook
TAGSBrasil
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Copy Link
Avatar photo
DeRafael Ramos
Rafael Ramos é editor e fundador do Foco no Esporte. Empreendedor digital à frente do R2 Media Group, acompanha o esporte de perto dentro e fora da redação — do futebol sergipano aos grandes palcos do futebol mundial. Mantém viva a rotina de campo no futebol entre amigos durante a semana e cobre a Copa do Mundo 2026 com olhar de torcedor e compromisso de jornalista.
Notícia anterior Tanner McKee assume titularidade dos Eagles e exibe bandeira do Brasil Tanner McKee assume titularidade dos Eagles e exibe bandeira do Brasil
Próxima Notícia Filhos de jogadores do Fluminense cercam Neymar; Mateus ganha camisa autografada Filhos de jogadores do Fluminense cercam Neymar; Mateus ganha camisa autografada
Times do Brasileirão
Athletico ParanaenseAthletico ParanaenseAtlético MineiroAtlético MineiroBahiaBahiaBotafogoBotafogoChapecoenseChapecoenseCorinthiansCorinthiansCoritiba SAFCoritiba SAFCruzeiroCruzeiroFlamengoFlamengoFluminenseFluminenseGrêmioGrêmioInternacionalInternacionalMirassolMirassolPalmeirasPalmeirasRed Bull BragantinoRed Bull BragantinoRemoRemoSantos FCSantos FCSão PauloSão PauloVasco da Gama SafVasco da Gama SafVitóriaVitória
AméricaAméricaAthletic SAFAthletic SAFAtlético Goianiense SafAtlético Goianiense SafAvaíAvaíBotafogoBotafogoCearáCearáCRBCRBCriciúmaCriciúmaCuiabáCuiabáFortaleza SAFFortaleza SAFGoiásGoiásGremio Novorizontino - SafGremio Novorizontino - SafJuventudeJuventudeLondrina SAFLondrina SAFNáuticoNáuticoOperárioOperárioPonte PretaPonte PretaSport RecifeSport RecifeSão Bernardo SAFSão Bernardo SAFVila NovaVila Nova
- Anúncio-
Ad image

Você Pode Gostar

Filhos de jogadores do Fluminense cercam Neymar; Mateus ganha camisa autografada
BrasileirãoFluminenseSantosSeleção Brasileira

Filhos de jogadores do Fluminense cercam Neymar; Mateus ganha camisa autografada

De Rafael Ramos
Tanner McKee assume titularidade dos Eagles e exibe bandeira do Brasil
NotíciasSeleção Brasileira

Tanner McKee assume titularidade dos Eagles e exibe bandeira do Brasil

De Rafael Ramos
Leomir exige reapresentação antecipada do Vitória-ES para focar Copa do Brasil
NotíciasVitória

Leomir exige reapresentação antecipada do Vitória-ES para focar Copa do Brasil

De Rafael Ramos
Pantanal goleia Taveirópolis por 7 a 0 e fatura bicampeonato
Brasileirão

Pantanal goleia Taveirópolis por 7 a 0 e fatura bicampeonato

De Rafael Ramos
Foco No Esporte
Facebook Youtube Rss Instagram Whatsapp

Foco no Esporte é o seu portal completo de notícias esportivas, com cobertura atualizada de futebol, vôlei, basquete e muito mais. Acompanhe resultados, análises, bastidores e tudo o que movimenta o mundo dos esportes em um só lugar.

Categorias
  • Copa do Mundo 2026
  • Seleção Brasileira
  • Futebol Sergipano
  • Futebol
  • Brasileirão
  • Série A
  • Série B
  • Série C
  • Série D
  • Esportes
  • Notícias
  • Copa 2026
Links úteis
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Termos de Uso
© Copyright 2026 | Todos os Direitos Reservados – Feito com ❤ por R2 Sites
  • Quem Somos
  • Contato
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?