Foto: Globo — uso em caráter informativo.
Após o 4 a 1 sobre o Vasco, o Palmeiras retomou os treinos e teve Paulinho e Piquerez em campo. Piquerez, com edema na perna esquerda, participou parte da atividade como curinga. O time espera contar com os dois nas quartas da Copa do Brasil.
O Palmeiras se reapresentou na manhã desta segunda-feira, após a vitória por 4 a 1 sobre o Vasco, no Nubank Parque, pelo Campeonato Brasileiro, e teve dois reforços em campo: Paulinho e Piquerez treinaram com o grupo e aumentaram a expectativa por um retorno às partidas oficiais antes do confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Desenvolvimento do treino e situação física dos atletas
O uruguaio Piquerez, que ficou fora da partida de domingo por causa de um edema na perna esquerda, participou de parte da atividade no campo. Na dinâmica, ele atuou como um curinga, podendo tabelar com os dois times durante os trabalhos em campo reduzido. A presença em parte das atividades indica evolução, mas a comissão técnica ainda avalia a titularidade do lateral para a partida de ida das quartas.
Paulinho, atacante que está fora desde o início do mês devido a uma lesão muscular na coxa, praticamente concluiu o processo de recuperação. Segundo o relatório de trabalho, ele iniciou a transição física no sábado e participou de grande parte do treino com o grupo na Academia de Futebol. A tendência é de que Paulinho seja relacionado para o jogo, mas a expectativa é de que integre o banco de reservas.
Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos na goleada sobre o Vasco fizeram atividades regenerativas na parte interna do centro de treinamento. O restante do elenco, acompanhado por Piquerez e Paulinho, foi a campo e trabalhou a parte técnica em exercícios com espaço reduzido. Os goleiros realizaram sequência específica de saída de bola, depois de realizarem trabalhos voltados a defesas.
O que está em jogo e o panorama imediato
O confronto contra o Santos tem importância direta na campanha do Palmeiras na Copa do Brasil: o jogo de ida das quartas de final entre Palmeiras e Santos será disputado nesta quarta-feira, às 21h30, no Nubank Parque. A expectativa é de que a comissão técnica defina a formação titular apenas após a atividade marcada para terça-feira, quando Abel Ferreira e a sua equipe técnica terão mais uma sessão de treinamento na Academia de Futebol.
A decisão sobre escalar Piquerez entre os titulares vai pesar na construção ofensiva e defensiva do time. A volta de Paulinho ao banco amplia as alternativas no setor ofensivo, permitindo ao treinador opções de jogar mais próximo da área ou explorar mudanças táticas durante a partida. A reunião que a comissão técnica costuma realizar no dia do jogo também deverá ser usada para avaliar minutos, ritmo de jogo e a disposição física dos atletas que voltaram recentemente de lesão.
Além do aspecto físico, o duelo de quarta-feira estabelecerá vantagem para a disputa do segundo jogo das quartas de final. Entrar em campo com mais opções no banco é fator importante para as partidas eliminatórias, nas quais ajustes rápidos e alternativas de banco podem decidir a trajetória na competição.
Retrospecto recente e implicações
A vitória por 4 a 1 sobre o Vasco, no último compromisso pelo Campeonato Brasileiro, serviu para o elenco se reencontrar com um resultado folgado e para ampliar a confiança coletiva. A reapresentação na segunda-feira teve justamente a função de recuperar os atletas que mais se desgastaram e integrar os que estavam em transição, como Paulinho. O trabalho combinou regenerativo, técnico e específico para goleiros, visando ajustar detalhes antes da partida de quartas da Copa do Brasil.
Do ponto de vista tático, a possível entrada de Piquerez entre os disponíveis cria alternativas para as laterais, enquanto a presença de Paulinho no banco dá ao treinador a chance de mudar a dinâmica ofensiva sem abrir mão da estabilidade do time que venceu o Vasco. A comissão técnica deverá avaliar com cuidado os riscos e benefícios de usar atletas que retornam de lesão em um confronto de mata-mata.
Próximo passo da história
Abel Ferreira e companhia terão mais uma atividade na Academia de Futebol nesta terça-feira, antes do jogo contra o Santos, e a definição do time titular deverá ocorrer nos encontros da comissão técnica com o elenco no dia do jogo, como tem sido rotina. A presença de Paulinho na lista de relacionados é a expectativa, com utilização provável a partir do banco; a participação de Piquerez entre os titulares, por sua vez, segue em análise.
O desfecho desse processo fisioterápico e das avaliações técnicas nos treinos de terça-feira e na reunião do dia do jogo determinará se a dupla estará à disposição efetiva para o primeiro duelo das quartas de final, marcado para quarta-feira às 21h30 no Nubank Parque. A partida e as decisões de escalação serão os próximos capítulos a serem acompanhados pela torcida e pela comissão técnica.

Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.
