Foto: Globo — uso em caráter informativo.
Em 6 de agosto de 2026, Sabrina (15) e Rafaela Monteiro (13) garantiram o bronze na segunda etapa do Circuito Brasileiro Sub-19, em Copacabana. É a primeira medalha de volei de praia de Rondônia em torneios nacionais.
No dia 06 de agosto de 2026, as irmãs vilhenenses Sabrina e Rafaela Monteiro fizeram história ao conquistarem a medalha de bronze na segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19. O torneio ocorreu nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, e foi um marco para o volei de praia do estado de Rondônia.
Com idades de apenas 15 e 13 anos, as irmãs mostraram que o entrosamento familiar pode ser um grande diferencial dentro da quadra. A experiência adquirida ao longo de quatro anos de treinos e competições foi fundamental para que conseguissem enfrentar adversárias com até quatro anos a mais de experiência. No jogo decisivo pela medalha de bronze, a dupla superou Lara e Maria Clara por 2 sets a 1, com um tie-break emocionante que terminou em 16 a 14.
— É mais difícil do que quando a gente joga com uma parceira de fora, porque a gente já tem mais intimidade, vive junta, tem mais cobrança e mais conflito na quadra. Mas acho que a responsabilidade fica mais dividida. Só a pressão mesmo de estar jogando ao lado da sua irmã é maior. No fim, é bem legal: o título vai para as duas — disse Rafaela.
A conquista não surgiu do nada, mas é resultado de um trabalho contínuo que começou há mais de quatro anos. Treinadas pelo professor France Lima, as irmãs já possuem uma trajetória de sucesso no estado, conquistando títulos em categorias Sub-17, Sub-19 e até na categoria adulta. Além disso, elas também são vice-campeãs nacionais nos Jogos Escolares e Sabrina já garantiu uma medalha de prata no Mundial Escolar Sub-15, realizado na Sérvia.
O técnico France Lima enfatizou a dedicação e a estrutura familiar das jogadoras, que têm sido essenciais para seu desenvolvimento. “O segredo é que são meninas muito dedicadas, aliadas a um apoio familiar muito estruturado”, destacou o treinador. Essa paixão pelo esporte, que vem de casa, ajudou a moldar o talento das jovens atletas e seus bons resultados ao longo dos anos.
Enfrentar a categoria Sub-19, sendo ainda atletas de idades Sub-15 e Sub-13, trouxe um nível de exigência que muitas jovens não estão habituadas. Após avançarem em primeiro lugar no grupo e superarem adversárias de estados como Paraná e Mato Grosso do Sul, as irmãs enfrentaram uma semifinal complicada contra a forte dupla de Santa Catarina, que havia vencido as duas etapas anteriores da competição. A derrota na semifinal poderia ter abalado o psicológico da dupla, mas serviu como um teste de maturidade para a disputa do terceiro lugar.
— A gente tinha um planejamento que previa tentar ficar entre as cinco primeiras e fomos além. Mesmo superadas na semifinal pela dupla de Santa Catarina, vimos que elas tinham potencial para fazer uma disputa de terceiro lugar muito forte — analisou o treinador France Lima.
A capacidade de se recuperar e reagir sob pressão no tie-break foi decisiva para a vitória e garantiu um lugar no pódio em Copacabana. Essa conquista não apenas destaca o potencial das irmãs Monteiro, mas também coloca Rondônia em evidência no cenário do vôlei de praia de base, abrindo portas para uma série de compromissos futuros.
— Foi uma experiência muito boa. Conseguimos chegar longe e trazer um resultado inédito para o nosso estado. Significa que nossos treinos estão dando certo e que estamos no caminho correto — comemorou Sabrina.
O pódio em Copacabana é só o começo de uma trajetória em ascensão. Em agosto, Sabrina e Rafaela voltarão a competir juntas na Copa Nacional Sub-17, que será realizada em Rio Branco, no Acre. Além disso, em setembro, Sabrina terá a oportunidade de participar de um treinamento com a Seleção Brasileira de base em Los Angeles, nos Estados Unidos, um grande passo em sua carreira.
— O fato de a Sabrina hoje figurar entre as atletas da seleção de base nos dá muita gratificação e mostra que nosso trabalho segue uma boa linha de formação — concluiu France Lima.
Essa medalha é um reconhecimento de um trabalho sério realizado em Vilhena e serve como inspiração para as novas gerações de atletas do estado, mostrando que é possível alcançar resultados significativos no esporte.

Siga o Foco no Esporte e acompanhe jogos, resultados e notícias em tempo real.
