CR7 pode dar fim ao reinado de Messi e repetir feito de R10
Postado: 13/01/2014 às 14:58

Bola de Ouro

CR7 pode dar fim ao reinado de Messi e repetir feito de R10

Português é considerado o favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo
Foto: Getty Images

Desde 1991, quando a Fifa passou a eleger o melhor jogador do ano, só um atleta ficou em primeiro sem ter levantado nenhuma taça por seu clube (ou seleção): Ronaldinho Gaúcho, que encantou o mundo em 2004, mas não levou o Barcelona a títulos. Nesta segunda-feira, um xará do craque brasileiro tem - muitas - chances de igualar o feito do camisa 10 do Atlético-MG. Vencedor do prêmio da entidade em 2008, quando colecionou conquistas com o Manchester United, o português Cristiano Ronaldo é o favorito na disputa de 2013 com o argentino Lionel Messi (Barcelona) e o francês Franck Ribéry (Bayern de Munique), mesmo sem ter vencido um troféu com o Real Madrid. 

Bola de Ouro finalistas (Foto: EfeServicios)

(Foto: EFE)

Além de repetir o feito de Ronaldinho, uma vitória de Cristiano Ronaldo nesta segunda acabaria com a hegemonia de Messi. Depois do reinado do português em 2008, o argentino assumiu como protagonista do futebol mundial e levou o prêmio da Fifa para casa nos últimos quatro anos. Em 2010, Fifa e a revista francesa "France Football" uniram forças e passaram a entregar juntas a "Bola de Ouro Fifa" ao craque do ano (entre 1956 e 2009, a publicação elegia o melhor da Europa, que levava para casa a tradicional Bola de Ouro).

Em 2004, por exemplo, Ronaldinho ganhou o prêmio da Fifa, mas viu a Bola de Ouro da "France Football" ser entregue ao ucraniano Andriy Shevchenko, campeão italiano e da Supercopa da Itália pelo Milan naquele ano. Companheiro de R10 no Barça, o ex-lateral Belletti vê uma semelhança entre o momento vivido pelo brasileiro na época e a fase atual de Cristiano: o alto rendimento físico.

- Posso dizer que aquele foi o melhor ano em nível físico do Ronaldinho também. Tentavam fazer falta, derrubar de qualquer jeito. E além de conseguir aguentar tudo isso, ainda saía com a bola dominada, dando chapéu, caneta. Individualmente foi o melhor ano dele em que eu joguei junto. Acho que o diferencial do Cristiano é esse. É um cara viciado em treino, em aperfeiçoar. Em nenhum momento da carreira ele se acomodou. E hoje a gente sabe que o alto rendimento exige isso, não é só talento. Com o Ronaldinho naquele ano foi assim. O Cristiano Ronaldo também é parecido neste sentido. É um monstro fisicamente. O Ronaldinho de 2004 e o Cristiano de 2013 provaram que a ausência de títulos exigiram deles uma preparação maior para tentar conquistar a Bola de Ouro. Ele sabe da responsabilidade - disse o comentarista do SporTV.

Veja abaixo os vencedores do Prêmio da FIFA:

Tabela - vencedores do prêmio da Fifa (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

 

Compartilhar:

Fonte: Globoesporte.com



0  Comentário(s)


Escreva seu comentário aqui

Nome: (Opcional)
E-mail: (Não será exibido no comentário)
Comentário: