ADA vence VII Campeonato Goiano de Basquete em Cadeiras de Rodas
Postado: 07/12/2014 às 19:12

VII Campeonato Goiano de Basquete em Cadeiras de Rodas

ADA vence VII Campeonato Goiano de Basquete em Cadeiras de Rodas

Caldas Novas recebeu a etapa final da competição

O Ginásio Agostinho Gonzaga de Menezes foi palco nesse fim-de-semana (entre os dias 5 e 7 de dezembro) da Etapa Final do VII Campeonato Goiano de Basquete em Cadeiras de Rodas. A cidade recebeu oito equipes que disputaram o torneio. As etapas anteriores haviam ocorrido em Goiânia e Anápolis.

O público presente teve a oportunidade de assistir a um verdadeiro espetáculo. Os atletas promoveram um show a parte, mostrando toda sua vitalidade e habilidade na modalidade esportiva. Garra e técnica foram os principais ingredientes desse grande evento do qual Caldas Novas orgulhou-se de ter sediado.

Para a competição, as equipes foram separadas em dois grupos, jogando todos contra todos em seus respectivos grupos. No Grupo A tivemos as equipes ADA (Anápolis), Senador Canedo, ASDENIQ (Niquelândia) e Catalão. Já o Grupo B contou com as equipes ADEFEGO (Goiânia), ADAP (Aparecida de Goiânia), Rio Verde e Goianésia. Os jogos eliminatórios ocorreram na sexta-feira (05/12) e sábado (06/12). As finais, disputa para terceiro e a grande final, ocorreram no domingo (07/12).

A arbitragem ficou sob responsabilidade da Federação de Brasília, com os árbitros Alexandre, Júlio César Pontes, Jeferson Soares e Aldair Batista. A mesa foi composta por pessoas envolvidas com o esporte em Caldas Novas. Os organizadores da mesa foram Murilo Mendes, Claudinei, Victória Kimura, Marcus Vinícius Pereira, Hilari Maria, Gabriela Rodrigues, Elisa Martins, Robson Ferreira e Gustavo Ribeiro.

/contents/others/8_2014-12-08_11-23-57.jpg

O primeiro jogo de domingo (07/12) foi pela disputa de terceiro lugar, entre as equipes ASDENIQ (Niquelândia) e ADAP (Aparecida de Goiânia). Foi um jogo apertado, com disputa até o fim da partida. No final, vitória do ADAP sobre ASDENIQ.

O segundo jogo foi a grande final. Em quadra, as duas melhores equipes do campeonato, ADA (Anápolis) contra ADFEGO (Goiânia). A ADA joga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas. Já a ADEFEGO joga a Divisão de Acesso. O jogo foi pegado e mostrou equilíbrio entre as duas equipes. O placar final só foi definido no último quarto de tempo, com vitória da ADA sobe ADEFEGO. A equipe de Anápolis consagrou-se Campeão Goiana de Basquete em Cadeiras de Rodas – 2014.

Na grande final estiveram presentes Elias Ribeiro Franco (presidente da Federação Goiana de Basquete em Cadeiras de Rodas), Geferson Aragão (secretário de esportes), Cosme Ferreira dos Anjos (secretário de finanças de Caldas Novas), vários segmentos da imprensa local, além de pessoas envolvidas com a organização do evento.

No final do evento os organizadores promoveram a solenidade de encerramento distribuindo medalhas e troféus para as três melhores equipes. Foram premiados também os cinco melhores jogadores do torneio: Henrique (ADA), Bruno (ADFEGO), Alex (ADENIQ), Wildo (ADEFEGO) e Jonatas (ADA). O atleta Renan (ADA) ganhou o Prêmio Revelação do Campeonato.

Em entrevista a nossa equipe de reportagem, Elias Ribeiro (presidente da Federação Goiana de Basquete em Cadeiras de Rodas), ressaltou a atuação dos atletas e a dedicação das equipes em vir participar do torneio. Esse foi o último evento oficial da Federação no ano de 2014 e muitas equipes, mesmo com compromissos para essa semana, fizeram questão de fazer-se presente.

Elias lembrou que a FGBC existe desde 2009 e vem promovendo um trabalho na tentativa de resgatar vidas, dando chances aos deficientes de mostrarem suas habilidades esportivas. O papel principal da FGBC é auxiliar as cidades que queiram montar equipes de basquete em cadeiras de rodas, levando toda estrutura necessária para tal objetivo.

Elias Ribeiro Franco agradece, em nome de todas as equipes que se fizeram presentes, ao empenho da Secretaria de Esportes de Caldas Novas, juntamente com a Prefeitura Municipal, que trouxe essa etapa para Caldas Novas, mesmo ela não estando no calendário oficial da cidade. Os agradecimentos são em especial a Geferson Aragão (secretário de esportes) e Evandro Magal (prefeito de Caldas Novas). A FGBC agradece também a AGEL, Proesportes e SAMA por tornarem possível a realização de eventos como esse.

No encerramento, Geferson Aragão comunicou que em agosto de 2015, Caldas Novas irá sediar uma das etapas do Campeonato Goiano em Cadeiras de Rodas. Afirmou ainda que a Secretaria de Esportes não medirá esforços para colocar na competição, como convidada, uma equipe para representar nossa cidade.

Segue abaixo as fotos das finais promovidas nesse domingo (07/12).  

Compartilhar:

Fonte: foconoesporte.com.br



0  Comentário(s)


Escreva seu comentário aqui

Nome: (Opcional)
E-mail: (Não será exibido no comentário)
Comentário: